DESTAQUES

Encontros do Mundo em Lisboa

Recepção de Fim-de-Ano ao Corpo Diplomático 2017

A Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento ofereceu uma recepção para despedida do ano 2017, no dia 28 de Novembro, na Sala do Lago, da Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa.
Foi apresentado o programa "Encontros de Arte do Mundo em Lisboa", que se realizará em Abril de 2018, neste museu, tendo sido convidadas as Embaixadas acreditadas em Portugal a participar com a presença da obra de um Artista nacional.
Foi servido um vinho Português de Honra, apresentado para degustação dos convidados pelo Prof. Manuel Malfeito Ferreira, da SWOP - Secret Wines of Portugal.


Ler mais 

Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia

O jantar de investidura do Prémio Femina  realizou-se numa cerimónia formal, no dia 18 de Novembro, no Aura restaurante, na Praça do Comércio, em Lisboa. 

Estiveram presentes as Embaixadoras da África do sul, Colômbia, Filipinas, Finlândia, Nigéria e do Peru, entre outras distintas Personalidades.  

Ler mais

Comitiva do Corpo Diplomático visitou a Feira Nacional do Cavalo - Golegã 2017

A Matriz Portuguesa convidou uma comitiva de Embaixadores acreditados em Portugal para, sob os Auspícios de S. Exa. o Presidente da Câmara Municipal da Golegã, e apoio de Bruno de Castro, conhecerem um dos nossos maiores e mais conhecidos Patrimónios: o Cavalo Lusitano, na Feira Nacional do Cavalo, também conhecida como Feira da Golegã.
A Comitiva incluiu as Embaixadas da Bélgica, da Geórgia, de Moldova, da Finlândia, de Cabo Verde, do Paraguai e do Peru, cujos Embaixadores e outros diplomatas foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, iniciando depois a visita à feira conhecendo as famosas casetas das coudelarias mais emblemáticas de Portugal, entre elas, a do próprio Presidente da Câmara Municipal, José Veiga Maltez.
Foi oferecido o jantar à comitiva no "Clube do Criador", e, enquanto degustava as iguarias locais, apreciava os ensaios da Escola Portuguesa de Arte Equestre, no picadeiro interior do clube.
Após o jantar a comitiva foi convidada a assistir na tribuna de honra ao espectáculo de equitação clássica, e coreografias executadas pelos cavaleiros, em traje de gala, e cavalos, com sela à Portuguesa, da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
O espectáculo equestre terminou com uma demonstração especial das qualidades do Cavalo Lusitano.

Apresentação da versão Portuguesa da Constituição da República Tunisina

Foi apresentada Cerimónia Solene a versão Portuguesa da Constituição da República Tunisina, na biblioteca na Assembleia da República, com a presença do Deputado Pedro Bacelar Gonçalves, membro do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Tunísia, da Embaixadora Saloua Bahri da Tunísia, do Deputado Joao Paulo Correia, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Tunísia e da Deputada Wanda Guimarães, membro do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Tunísia.

Imagens: Embaixada da Tunísia.

Programa Cultural-Solidário

A Arte e a Cultura são meios extraordinários para a inclusão do meio hospitalar na sociedade e na cidade e para a descoberta das maiores obras-primas dos Palácios e Museus Portugueses.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.


Ler mais

1ª CONFERÊNCIA DA ACADEMIA DO PROTOCOLO

A conferência, em co-organização com a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e o apoio institucional da Casa da América Latina, terá lugar no dia 18 de Outubro, às 10h30, na sede da UCCLA, Avenida da Índia, n.º 110, em Lisboa..


Ver mais