ENTREVISTA
Helena Carvalho Pereira, soprano
Estudou com o Maestro Artur Carneiro da Fundação Calouste Gulbenkian, com Margarida Marecos e José Manuel Araújo. Estudou no Conservatório com Ana Paula Russo, Laryssa Savchenko, Teresita Gutierrez, André Barroso e Daniel Schvetz. Já trabalhou com os Maestros João Paulo Santos, Jorge Carvalho Alves, Nuno Margarido Lopes e com as sopranos Elisabete de Matos, Jill Feldman e com a pianista e professora de canto Enza Ferrari (correpetidora habitual da soprano Maria Callas). Interpreta reportório de Canto com Órgão, para ajudar na divulgação do órgão ibérico, Património ímpar, com características únicas que o diferem dos restantes órgãos mundiais. Faz habitualmente Recitais de Música Clássica por todo o País e nunca se coibindo de participar nos eventos da vida social, abrilhantando um casamento, um baptizado, umas bodas de ouro, uns anos de casados, um evento de beneficência, o evento duma Empresa ou tornando mais bonita, leve e suave a partida dum ente querido.
...quem me levou para o canto foi a voz de Freddie Mercury.
O Principal objectivo do Sintra Estúdio de Ópera é homenagear a nossa Música Portuguesa Antiga.
Como descobriu a paixão pela Música e o Bel
Canto?
Sempre fui
apaixonada pela música. Os meus pais ouviam muito Música Clássica e as músicas
da sua época, Amália, Simone de Oliveira, Zeca Afonso, Paulo de Carvalho,
Teresa Tarouca, etc. Sempre adorei a voz da Amália, mesmo não sendo o Fado
uma coisa de miúdos... Mas, quem me levou para o canto foi a voz de Freddie
Mercury. Foi enfeitiçada pela voz dele e pelo estilo de música que eles (Queen)
faziam, que comecei a cantar. Depois quando me quis aproximar mais do canto
entrei no Coro Sinfónico Lisboa Cantat (onde
fui presidente durante dez anos) e quando quis que o Canto fosse algo mais
sério e consistente na minha vida, fui trabalhar com professores de Canto e aí
sim, descobri o Canto da "Alta Competição", os melhores Compositores do Mundo e
as árias mais difíceis e nessa atmosfera é impossível não nos apaixonarmos.
"Ceia musical no museu..."... "concerto comentado" vem preencher essa lacuna e oferecer ao público um espectáculo muito mais completo.